=
CLT ou PJ: qual vale mais a pena?

Home > Blog

CLT ou PJ: qual vale mais a pena?


CLT ou PJ: qual vale mais a pena?


As relações de trabalho estão, cada dia mais, sendo revistas e muitas pessoas se veem com a dúvida de qual regime de contratação é melhor para o seu caso: CLT ou PJ? Essa resposta vai depender de algumas situações, como qual a sua área de atuação, o seu perfil profissional, o quanto você ganha e quais são seus objetivos.


Cada um possui suas especificidades e vantagens e é importante conhecer mais sobre esses dois regimes para fazer a escolha mais assertiva para o seu caso. Por isso, continue a leitura para entender e saber escolher qual regime é mais vantajoso para você, CLT ou PJ.


Principais características do regime CLT


A CLT – Consolidação das Leis do Trabalho – visa garantir um equilíbrio nas relações de trabalho e o colaborador tem direito a diversos benefícios estabelecidos pela lei, como:



  • Férias remuneradas;

  • 13º salário;

  • INSS;

  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS;

  • Seguro-desemprego;

  • Salário-maternidade;

  • Multa por rescisão contratual, entre outros.


Porém, esse regime possui um alto custo para o empregador, fazendo com que os salários, geralmente, sejam menores do que aqueles que trabalham como Pessoa Jurídica. Além disso, o empregador controla mais o colaborador, visto que é necessário o cumprimento de carga horária.


Principais características do regime PJ


O regime de Pessoa Jurídica – PJ é aquele onde não existe vínculo empregatício, o salário acordado não tem desconto e o próprio colaborador terá que arcar com possíveis custos, como alimentação, transporte, plano de saúde, entre outros.


Mas, em compensação, o regime PJ é ideal para aqueles profissionais que querem ganhar mais e ter uma maior autonomia para definir seus horários e local de trabalho. Algumas das vantagens desse regime são:



  • Autonomia para trabalhar com mais de um cliente;

  • Rendimentos maiores;

  • Rotinas de trabalho muito mais flexíveis;

  • Custos tributários menores para o contratante.


Porém, se optar por escolher o regime de Pessoa Jurídica, você será o responsável pela sua aposentadoria, por abrir sua empresa, pagar impostos, emitir nota fiscal e também pelo planejamento financeiro do seu negócio.


Afinal, qual vale mais a pena: CLT ou PJ?


Como você viu, ambos os regimes têm suas vantagens e desvantagens e você precisa avaliar qual a sua situação atual e quais são seus planos profissionais. Apesar de o pagamento que você receber como PJ não ter os descontos como na CLT, você também não terá os direitos de um celetista.


Já ao contrário, sendo celetista você não terá liberdade para organizar seus horários, não poderá trabalhar em diferentes projetos e não poderá alcançar pagamentos ainda maiores como na Pessoa Jurídica.


Por isso, procure se informar sobre a sua área de atuação, coloque no papel todas as suas prioridades e seus planos futuros para entender qual é a opção mais vantajosa para você.


Está pensando em abrir sua empresa? Entre em contato conosco para conhecer mais sobre os nossos serviços e saber como podemos te ajudar! 

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados para fins de histórico de atividades realizadas, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).