=
O que é e como definir o ramo de atividade da sua empresa?

Home > Blog

O que é e como definir o ramo de atividade da sua empresa?

Para quem deseja abrir uma empresa, uma das primeiras decisões a ser tomada é definir o ramo de atividade do negócio, pois diz respeito ao desempenho dela no mercado e também às questões fiscais, incluindo o enquadramento e regime tributário.



 


O que é ramo de atividade?


O ramo de atividade é o segmento em que sua empresa irá atuar e é dividido em três categorias:


 


Indústria: onde as matérias-primas são transformadas em produtos que posteriormente serão comercializados;


 


Comércio: são empresas que vendem os produtos produzidos pelas indústrias para o consumidor final ou para outras empresas;


 


Prestação de serviços: profissionais ou empresas que oferecem algum tipo de serviço para atender diversas questões e necessidades dos clientes.


 


Como definir o ramo de atividade da sua empresa


Para definir o ramo de atividade da sua empresa, além de já ter entendido sobre os setores de atuação, você precisa levar alguns fatores em consideração, como:


 


1- Avalie seu nível de conhecimento e afinidade com a área


É importante que você escolha uma área de atuação que se identifique e que realmente goste para que você consiga focar e ter motivação mesmo quando os obstáculos surgirem. Além disso, avalie os seus conhecimentos e sua experiência na área, pois isso diminui as chances de falhas.


 


2- Defina o seu público-alvo


Antes de definir o ramo de atividade da sua empresa, é preciso estudar e conhecer o público que você pretende oferecer seus produtos ou serviços e saber qual a melhor forma para atingir e como atender as necessidades desse público. Então, faça pesquisas de mercados para avaliar onde o seu público está.


 


3- Analise a sua concorrência


Além de pesquisar por empresas que estão no mesmo ramo de atividade do seu negócio, é importante que você conheça os seus pontos fracos e fortes e encontre maneiras para diferenciar a sua marca e torná-la mais atraente para o seu público.


 


4- Calcule o investimento necessário


Por fim, você precisa considerar o valor necessário para investir no ramo de atividade que escolheu para que consiga tornar a sua empresa uma realidade. Por isso, levante os custos que precisará para a abertura, os gastos com impostos, contratação de funcionários, pagamentos de contas, entre outros.


 


É importante evitar grandes dívidas durante a abertura para não comprometer a saúde financeira do seu negócio.


 


Na hora de definir o ramo de atividade da sua empresa, conte com a ajuda de um especialista. Ele te dará todo o suporte e irá te auxiliar na escolha da natureza jurídica, regime tributário, no correto enquadramento da CNAE (Classificação Nacional Atividades Econômicas) e também em todo o planejamento financeiro do seu negócio.


 


Entre em nosso site e conheça as nossas soluções.


 


 


 

 

 

 

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados para fins de histórico de atividades realizadas, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).