Gestão financeira: conheça os erros mais comuns e saiba como evitá-los
O sucesso de uma empresa está diretamente relacionado à sua gestão financeira. Todas as metas e estratégias pensadas para o crescimento dos negócios precisam ser baseadas nas finanças para não trazer insegurança ao empreendimento. Um capital mal administrado compromete o funcionamento de todos os setores e de todas as atividades desenvolvidas dentro da empresa. Para garantir a sustentabilidade dos negócios, é importante evitar alguns erros na gestão financeira e são eles que vamos relacionar abaixo para que você, empreendedor, entenda melhor como ter uma empresa com saúde financeira. A chave para uma boa administração dos recursos de uma empresa é o planejamento. O que muitas vezes acontece é que apenas o planejamento sobre os investimentos, ou seja, o pagar e receber contas, é desenvolvido e para um curto prazo. O planejamento financeiro é vital para um negócio sustentável e envolve, pelo menos, dois momentos: o de curto prazo, ou seja, o dia a dia da empresa, e o de médio/longo prazo. É importante que o planejamento inicial tenha metas menores e alcançáveis e à medida que for executado é possível ter metas maiores de investimentos e maior lucratividade. A falta de planejamento deixa o “barco” dos seus negócios à deriva, sem uma rota determinada. Uma das regras mais importantes para a saúde financeira de uma empresa é entender que a pessoa física, mesmo sendo o proprietário ou sócio, é uma entidade separada da pessoa jurídica. Esse é um erro bem comum, principalmente nos pequenos empreendimentos e nas empresas individuais, porém essa mistura pode dificultar as informações sobre a real situação da empresa. Portanto, separar essas duas contas é essencial para uma organização financeira da empresa. Ter as contas individuais facilita o acompanhamento das entradas e saídas, diferenciando os valores e evitando que a empresa pague por despesas que são pessoais. Controlar as entradas e saídas do caixa da empresa é uma outra importante ferramenta para a boa gestão financeira. Não é possível fazer um planejamento a longo prazo sem conhecer a realidade das despesas e das receitas em determinado período. Conhecendo esses números, o planejamento pode ser comparado à realidade e, assim, é possível tomar providências e fazer novas projeções. Neste quesito, é possível contar com a ajuda de boas ferramentas tecnológicas de controle de fluxo de caixa, que podem emitir relatórios precisos e confiáveis que o ajudarão a fazer um planejamento financeiro mais eficiente. Estoques mal gerenciados podem ocasionar grandes prejuízos às empresas. Ter um controle de estoque eficiente é uma grande ferramenta para uma boa saúde financeira dos negócios. O gestor precisa conhecer bem a realidade do estoque, os custos dos produtos e suas demandas. Ainda é importante analisar a real necessidade de se manter ou não um estoque na empresa, já que isso pode influenciar na realização das vendas. Caso seja imprescindível manter um estoque, a dica é buscar minimizar os custos com a armazenagem dos produtos e otimizar a aquisição das compras, buscando descontos e economizando para a empresa. Para evitar todos esses erros na gestão financeira da sua empresa, é essencial contar com o auxílio de um escritório de contabilidade, que possui profissionais capacitados e que prezam pelo desenvolvimento e crescimento sustentável da sua empresa. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!Falta de um planejamento
Finanças pessoas e da empresa juntas e misturadas
Falta de um controle de fluxo de caixa eficiente
Não ter um controle de estoque