=
Dicas para organização financeira de uma empresa

Home > Blog

Dicas para organização financeira de uma empresa


 


 


Fazer uma boa gestão financeira da sua empresa é essencial para o sucesso dela. Alguns gestores não se importam com o planejamento das finanças, ocorrendo, por vezes, uma mistura entre as contas pessoais e as da empresa, além de não controlarem as entradas e saídas de dinheiro.


 


Por isso, separamos 7 dicas importantes para você começar agora a fazer um bom planejamento, ter indicadores, levantar custos e conhecer como anda as finanças da sua empresa.


 


1- Contas pessoais e da empresa separadas


Esse costuma ser um erro básico na organização financeira, principalmente nas pequenas empresas e em empresas familiares. Concentre-se nesta tarefa, determine junto aos sócios os períodos e de que forma ocorrerão as retiradas e separe o dinheiro destinado ao negócio dos recursos pessoais.


 


Para começar, mantenha duas contas bancárias distintas, uma pessoal e outra empresarial. Separar essas despesas dá ao seu negócio suporte para se desenvolver no mercado.


2- Orçamento anual para investimentos


Muitas vezes há investimentos que podem ser boas oportunidades de negócio para a empresa, como contratar funcionários, investir em novas ferramentas, fazer uma expansão ou contratar novos serviços. É indicado que você tenha planejado um valor máximo de investimento anual para quando essas oportunidades surgirem.


Combine com sócios este valor por ano de acordo com os objetivos da empresa, sem prejudicar a saúde financeira do negócio e a estabilidade de sua empresa.


 


3- Disciplina


A disciplina é essencial em um gestor, pois é preciso foco e organização de tempo para se dedicar ao controle financeiro. Alguns indicadores são essenciais para o crescimento da empresa e é preciso se dedicar a levantá-los e a conhecê-los. Saber o faturamento, os custos, as dívidas e os lucros de um negócio é ferramenta para alcançar os objetivos e ter sucesso.


 


4- Fornecedores definidos e parceiros


A saúde financeira pode ser seriamente afetada se o gestor não fizer uma boa carteira de fornecedores e parceiros. Mantenha uma boa gestão e relacionamento com seus fornecedores, analisando bem a capacidade de fornecimento para que não prejudique a organização financeira da empresa.


 


5- Tecnologia como aliada


A tecnologia é uma grande aliada da organização financeira. Às vezes o gestor fica preso a planilhas, mas ter um programa de gestão financeira pode ajudar na organização das finanças. Há bons softwares que operam no fluxo de caixa, fornecendo informações precisas e seguras, saldos, gráficos e projeções periódicas, facilitando a vida do empreendedor com agilidade e clareza nas informações.


 


6- Estoque bem controlado


Parece que não, mas controlar o estoque é também uma maneira de organizar as finanças de uma empresa. Nada de acumular produtos, já que isso tem um custo, além de demandar espaços maiores. O ideal é que as compras de mercadorias para o seu estoque sejam de acordo com as vendas.


 


7- Condições de pagamento atraentes


Procure ajustar junto aos fornecedores bons preços e prazos sem juros. Isso ajuda a não descapitalizar a empresa. Leve isso em conta na hora de fazer as parcerias com seus fornecedores. Pagamentos de juros, por exemplo, pode vetar o crescimento da empresa.


 


Com a organização financeira os resultados da sua empresa serão visíveis, contribuindo com a sua lucratividade e duração no mercado.


 


Visite o nosso site e saiba como nós podemos te ajudar na organização financeira da sua empresa para que ela tenha um crescimento sustentável e atinja resultados cada vez melhores!


 

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados para fins de histórico de atividades realizadas, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).