=
Vantagens de ser MEI: saiba por que regularizar o seu negócio

Home > Blog

Vantagens de ser MEI: saiba por que regularizar o seu negócio

MEI é a sigla de Microempreendedor Individual, uma figura de pessoa jurídica criada para quem deseja abrir sua empresa e trabalhar por conta própria, uma opção mais simples para não ficar na informalidade e ainda garantir alguns benefícios.



Muitos profissionais que trabalham sem vínculo empregatício, fabricando produtos ou vendendo seus serviços são considerados trabalhadores informais, como é o caso de alguns artesãos, diaristas, manicures ou motoristas de aplicativos.



Alguns destes profissionais desconhecem a modalidade MEI para regularizar suas atividades e outros, mesmo sabendo desta possibilidade, não têm certeza se há vantagens em aderir a ela. Por isso, continue a leitura deste artigo para descobrir todas as vantagens de ser MEI!



Regularização e CNPJ



A regularização de uma atividade profissional é quando ela se torna formal, ou seja, há mais transparência aos consumidores e aos órgãos públicos dos serviços que uma pessoa presta.



Essa formalização vem através da obtenção do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), um número fornecido pela Receita Federal do Brasil para identificar uma empresa. Além da identificação, o CNPJ regulariza a emissão de notas fiscais e o pagamento de impostos.



Este número é conseguido de forma gratuita e simples através do Portal do Empreendedor, no site do Governo Federal e, dessa forma, o trabalhador individual passa a um nível melhor de profissionalismo e de credibilidade junto aos seus clientes.



Vantagens de ser MEI



Benefícios previdenciários



Ao regularizar suas atividades profissionais na categoria MEI, o trabalhador contribuirá, de forma simplificada, para a Previdência Social. Sendo contribuinte do INSS, ele também poderá usufruir dos direitos e benefícios garantidos pela lei, como:





Tributação reduzida



Pagar impostos é um dos pontos que causam dúvidas aos trabalhadores informais. Porém, podemos afirmar que, apesar de a formalização exigir a coleta de impostos, ela é bem mais simples e reduzida que a de uma empresa normal.



O valor dos impostos para o MEI é um valor fixo e único, calculado tendo como base o salário mínimo e recolhidos mensalmente através do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e estão incluídos os seguintes impostos: INSS, ICMS e ISS.



Acesso a créditos



Outra das grandes vantagens de ser MEI é que você passará a ter acesso a linhas de crédito com juros reduzidos junto aos bancos e outras instituições financeiras.



As instituições costumam ter linhas específicas de créditos para Pessoa Jurídica, com pagamentos facilitados e, para ter acesso a elas, é necessário ter um CNPJ.



Além disso, serviços como cartão de crédito para Pessoa Jurídica, empréstimos para investimentos e conta corrente empresarial são outras oportunidades que o MEI pode encontrar nestas instituições.



Contratação de funcionário



Ao regularizar suas atividades profissionais como MEI, o trabalhador autônomo tem também a possibilidade de contratar um funcionário em sua empresa. Assim, caso haja um crescimento dos negócios que demande a ajuda de mais alguém, o MEI poderá fazer a contratação de um empregado.



A efetivação de um funcionário vai seguir, basicamente, os mesmos passos de contratação já determinados nos outros regimes empresariais.



Se você executa atividades autônomas e deseja se regularizar, procure sempre a ajuda de um bom contador para se certificar das exigências da legislação e obter todas as vantagens de ser MEI. Entre em contato conosco e conte com a nossa assessoria!


Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados para fins de histórico de atividades realizadas, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).